Laboratório Científico Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XO Perito Criminal é o profissional que realiza as mais variadas perícias na cena do crime, no sentido de pesquisar todos os detalhes relevantes que possam ser encontrados, mapeados e descritos como elementos de prova técnica que vão auxiliar a polícia na elucidação de um crime, além de servir como elementos de prova para a sustentação de tese do Ministério Publico, que posteriormente servirão de provas para a Justiça.
Para ser um perito criminal, é necessário ter curso superior, e ser aprovado em um concurso público, onde o aprovado passa por curso profissionalizante para atuar nos órgãos oficiais dos estados em que foi concursado.
Há ainda os cursos profissionalizantes de Perito Criminal autônomo, que também pode auxiliar a justiça quando requisitado, ou prestar serviço para advogados, detetives particulares, ou outras partes interessadas.
Na cena de um crime, acidente ou incidente, por exemplo, o Perito Criminal busca detalhes e objetos que possam estar envolvido com a causa da morte, como no caso de homicídio, acidente ou incidente que produziu o resultado fatal.
Vale lembrar que, na cena de um crime, nada pode ser alterado até que o local seja periciado, sendo necessária a presença da autoridade policial para preservar o local e mantendo todas as evidências intactas até a chegada dos peritos.
No local de morte violenta, por exemplo, o perito registra os detalhes das vítimas por meio de desenhos e fotos, além de gráficos que possam ser analisado posteriormente no laboratório, no Instituto de Criminalística em que o profissional atua.
São analisados vários detalhes, como a posição do corpo, do sangue, de tecidos corpóreos, de perfurações no corpo, dos ferimentos em geral, além registrar medidas e as distancias entre os objetos encontrados no local do crime.
O Perito Criminal estuda várias matérias relacionadas com a profissão, e que serão necessárias na realização dos trabalhos, sendo algumas delas, a Criminalística, Balística Forense, Perícias Ambientais, Perícias Papiloscópicas, Perícias Médicas, Odontológicas e Antropólogas, Perícias Laboratoriais, Perícias Cíveis, Perícias de Acidentes de Trânsito e Correlatos, Perícias Documentoscópicas e Grafotécnicas, Perícias de Engenharia Forense, Perícias em Computação Forense, e Perícias de Fonética Forense.
Concluindo o trabalho da perícia, os laudos são enviadas para o Ministério Público, para o Delegado de Polícia e para a Justiça, quando requisitadas, mediante documentos de praxe, dentro do ordenamento jurídico.
Mediante os laudos, produzidos por um Perito Criminal, o Delegado de Polícia pode, caso necessário, usá-lo para produzir, ou amparar o Inquérito Policial que apura as causas do crime, acidente ou incidente que produziu prejuízo material, ou que resultou em morte.
Com base no IP (Inquérito Policial), os laudos do perito serão encaminhados à Justiça, e remetidos ao Ministério Publico para o oferecimento da denúncia contra o acusado.
Isaías Sousa
Fonte: http://www.jaraguanoticia.com/a-atuacao-do-perito-criminal-na-investigacao-e-na-justica.html
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para A atuação do perito criminal na investigação e na justiça
Claudio Roberto Weber
Obrigado.