Laboratório Científico Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XConforme o artigo 473O laudo pericial deverá conter: paragrafo 3º.
Para o desempenho de sua função, o perito e os assistentes técnicos podem valer-se de todos os meios necessários, ouvindo testemunhas, obtendo informações, solicitando documentos que estejam em poder da parte, de terceiros ou em repartições públicas, bem como instruir o laudo com planilhas, mapas, plantas, desenhos, fotografias ou outros elementos necessários ao esclarecimento do objeto da perícia. Sendo assim, no exame pericial de determinação de autenticidade de uma imagem fotografica digital, tem -se que saber diferenciar o que é real e o que não é.
Uma imagem autêntica é toda imagem que está da mesma forma como foi criada na camera fotografica..
Submetendo a imagem a um processo de recorte, ajustamento de suas cores dentro do limite e salvando-a novamente ainda é aceitável, por ser considerado um aprimoramento. Uma imagem sem origem em uma câmera, ou mesmo em um scanner, será considerada uma computação gráfica.
Exemplo: Fotografias em revistas, em sua grande maioria, sofreram processamento digital, geralmente, pelo SOFTWARE PHOTOSHOP ou outro editor grafico.
O objetivo dessa amostra é indicar elementos para que possam ser discutidos durante uma avaliação da autenticidade de uma imagem digital no campo forense, ou pelo menos chamar a atenção da possibilidade de adulteração nesse tipo de prova.
Ricardo Caires dos Santos
Perito forense em documental
Graduado em direito
Pós graduado em direito penal e processo penal
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Perito forense documental Ricardo Caires dos Santos fala sobre imagens forenses á analise em fotografias digitais