Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Balística

Balística

A balística estuda o movimento de um projetil do momento que a sua ignição até atingir um ativo.

Frenquentemente é confundido erroneamente com o exame e identificação de armas de fogo.

Exemplo: Confronto de projetil: compare -se o projetil disparado de uma arma conhecida com o projetil encontrado na cena do crime, inclusive o seu calibre, tipo, marca, modelo, etc. Essa comparação é feita por diversas técnicas, entre elas a microscopia ótica, de varredura ou eletrônica.

Mecanismo do disparo

A arma de fogo é, em essência, uma máquina térmica. Sua utilização independe da força física (excetuando a força relacionada com o pressionamento do gatilho) e, como não poderia deixar de ser, baseia-se nos princípios da termodinâmica. A arma é constituída pelo aparelho arremessador ou arma propriamente dita, a carga de projeção (pólvora1) e o projétil2, sendo que estes dois últimos integram, na maioria dos casos, o cartucho.

Ao ser acionado o mecanismo de disparo, geralmente através de força mecânica pelo pressionamento do gatilho, a ponta do percutor deforma a espoleta, comprimindo a mistura iniciadora. Esta, ao sofrer o impacto, produz chamas de alto poder calorífico que passam por orifícios existentes no fundo do alojamento da espoleta e dão início à combustão dos grãos de pólvora. A combustão da pólvora gera, em um curtíssimo espaço de tempo, um volume de gases considerável. A pressão destes impele o projétil através do cano da arma, que é a única saída possível. A expansão dos gases vai também atuar sobre a parte interna da arma, projetando-a para trás, fenômeno conhecido como o ‘soco da arma’.

Conforme vimos anteriormente, ao observamos com mais detalhe o mecanismo de disparo de uma arma de fogo, o projétil é expelido pelo cano e sai na direção do alvo. Este projétil, por estar em contato direto com a superfície interna do cano, passa a incorporar marcas e micro-estriamentos em sua superfície .

Prof. e Perito

Ricardo Caires dos Santos

Fotos

Entre em contato

Escreva-nos sempre que desejar. Estamos à disposição para receber sugestões, fornecer informações e esclarecer eventuais dúvidas sobre nossos serviços.
Fale Conosco